A minha árvore



 A MINHA ÁRVORE QUE NÃO É SÓ MINHA



Cuido desta árvore desde o seu mais tenro broto. Com carinho e persistência ela foi adubada com o bom adubo do amor e plantada em boa terra ela cresceu forte, gerou frutos bonitos, bem formados, saborosos. Porém, de algum tempo para cá tenho percebido que ela já não está tão formosa como antes, e que suas folhas caem ao menor sopro de vento. Hoje caiu mais uma folha e pude perceber que seus galhos estão secando e seu tronco pendido e embora eu continue a adubá-la, tenho certeza que suas raízes não a suportarão por muito mais tempo. A vida é assim! Quem sabe por mais quanto tempo ela viverá ninguém pode dizer, mas me esforçarei para que eu possa saborear ainda do seu último fruto.



Quando criança jamais pensei que chegaria aos sessenta anos de idade, minha idade limite era quarenta e quatro para quarenta e cinco anos, idade com que meu pai morreu doente do coração. Minha mãe com cinco filhos deu um duro danado para nos criar. Faltava tudo. Dinheiro, comida, roupa. Não faltou o amor e a força de vontade da minha mãe que não se deixou abater. Eu se tivesse morrido com quarenta e quatro anos teria deixado dois filhos adultos em condições de viverem sem minha ajuda, mas não morri e hoje completando sessenta quero um pouco mais porque a árvore mesmo velha deu um fruto temporão que, hoje com doze anos, e tenho que me esforçar para continuar ereto para vê-lo criado, forte, com a mesma condição dos outros dois.



Quero deixar registrado o meu profundo agradecimento à minha mãe Zenaide, que já não está mais entre nós, mas ela é a responsável por meu estar aqui. Agradeço também aos meus irmãos Francisco, Benedito, Antonio e especialmente a minha irmã Maria, braço direito da minha mãe, ela que trabalhando desde criança ajudou a amenizar nossa fome. À minha esposa Sidélia, que a trinta e oito anos me ajuda a cuidar da árvore da minha vida. Aos meus filhos Nilson, Vinicius e Daniel, razão primeira por essa minha vontade de continuar vivendo.





Manoel Vicente Carlos

22/01/2015

3 comentários:

  1. Muito legal, pai! Meus parabens de novo e que a arvore continue firme e forte por muitos e muitos anos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Manoel, há quanto tempo! Interessante o movimento que a vida fez, as perspectivas se alargaram, um novo fruto renovou sua vontade de seguir em frente, e da vida que venha o sorver de tudo de bom que ainda há de vir. Admiro árvores com raízes fortes.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,para que possa seguir também o seu blog. Paz.
    António Batalha.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita! Complemente o artigo com seu comentário. Volte sempre!

SEGUIDORES

Translate

Minha lista de blogs

  • -------------------------------------------------------------- *Belas, gostosas e...* *DOTADAS!* *Clique aqui!*---------------------------------------...
  • Na última postagem falei sobre Inteligência Artificial e o futuro da humanidade e em 3 meses muita coisa avançou de tal forma que hoje o papo é o Metaver...
  • Quase não tenho vindo ao blog. Entro no Facebook por instantes. Vejo que além do tempo, a política não tem me motivado a escrever por aqui e nem em lugar n...
  • Ceramah Terbaru Lucu KH Anwar Zahid di Taiwan Februari 2014. aa gym aa gym ceramah anwar zahid arifin ilham arifin ilham ceramah cepot ceramah cerama c...
  • * Muitas pessoas independentemente de sexo, religião, status e cor sofrem por serem dependentes de outras emocionalmente e muitas ainda tem o acréscimo de...
  • *Apresentação gratuita ocorre a partir das 20h30 na Praça São Benedito. * *Repertório traz canções como valsinhas, boleros, choros, sambas e forrós.* *Minas...
  • High fashion Insomnia house of creativity Mushroom pharmacy night shift Upcoming dream Nude
  • "NA INGLATERRA, WILLIAN SHAKESPEARE ( 1564 - 1616 ), DRAMATURGO E POETA, FOI UM DOS PRINCIPAIS NOME NO TEATRO. NAS 38 PEÇAS ATRIBUÍDAS A SHAKESPEARE ENCONT...
  • Agora a casa está vazia, Há muito tempo está. Exceto as folhas das plantas que tremem ao vento. Decorre a vida neste outono e o pensamento é um esboço de p...
  • TCHÊ e TCHÓ Tchê e Tchó Criação de Ernani Cousandier
  • Faixas: 01. João Dias - Despertar da Montanha 02. Léo Romano - Mar Negro (1960) 03....
  • There are various house exterior design and style that will ranges on the asian fashion Rentals For Wedding Receptions on the more modern and also classy t...
  • Em prévias das Eleições é bom fazer uma reflexão sobre! Valorizar com cuidado as escolhas no voto, para que, não tenhamos consequências futuras.... E d...
  • A mãe do auxiliar de laboratório Roberto Vieira de Castro, 21, que está internado em Presidente Prudente em estado grave após levar um tiro, disse que esta...
  • * Este artigo pertence a Denielly Nascimento *Rabisconline.
  • Nascido em 6 de dezembro de 1956 em Santa Mônica, no estado americano da Califórnia, Randall William Rhoads começou a tocar guitarra cedo, aos 7 anos, na...
  • Mulher Completa *Stephan D. Colhoun: Laughing woman with a cup, around 1955* * Sou mulher de várias fases e faces. De bem com a vida. Sou mulher...
  • Faz muito tempo que percebi que a minha família é um pouquinho diferente das outras. Logo, não é de se estranhar que eu tenha escolhido este título para h...
  • Sabemos todos que o pensamento é onda de vida criadora, emitindo forças e atraindo-as, segundo a natureza que lhe é própria. Fácil entender, à vista disso,...
  • *En estos tiempos donde debemos adaptarnos a los cambios rotundos.* * Clases de Pilates on line para continuar con la práctica o adentrarse en ella. * ...
  • Este é uma postagem de teste
  • Na poluição visual das grandes cidades, Fra Biancoshock criou sua "intervenção urbana", criando lindas imagens, ou ainda, o plástico bolha... amei! ...
  • Filhotes com megaesôfago [image: magaesofago em filhotes] Muito obrigada a empresa de vocês. Não sei se sabem o quanto vocês ajudam famílias de pet es...
  • Tipo assim... Graças à reflexão e perfeita abordagem a respeito da perfeição, feita por nossa querida amiga Samanta Modesto em "Não sou Perfeita”. Você é?...
  • Será votado neste domingo, dia 04 de outubro de 2015, o corpo de membros do conselho tutelar de Suzano. O eleitor deve portar o título e um documento com f...
  • A VIDA ME TROUXE UMA VAGA LEMBRANÇA DE UM TEMPO AO QUAL NÃO ERA MEU DE UMA VIDA QUE A OLHOS RASOS NÃO ME PERTENCIA GUARDO MEMORIAS DE UMA PASSADO QUE MESMO...
  • Prezados, Informamos que a Prefeitura Regional de Santo Amaro estará representada em nossa reunião de 17 de Julho de 2018 no endereço abaixo, conforme...
  • Agen Bola Terpercaya  telah melayani permainan uang riil dan taruhan bola online dari olahraga sepak bola sampai dengan pacuab kuda. Bonus tanpa deposit...
  • CREMERS - Conselho Regional de Medicina - RS Inocenta em Sindicância Médicos que fizeram tudo de errado com meu Pai, tendo tudo gravado, Médico assumindo...
  • Closer to the eye of the shooter, this is because Preview is quite literally applying a filter to each individual page of the PDF you are saving. the proce...
  • Gosto muito dessa música!! TOCANDO EM FRENTE Ando devagar Porque já tive pressa E levo esse sorriso Porque já chorei demais Hoje me sinto mais forte Mais f...
  • O anúncio veiculado *O MENINO E O PIANO* é um dos comerciais mais emocionantes dos últimos tempos e envolve o pianista e compositor *Elton John* e a empre...
  • Queria ter a coragem de esbravejar, e quem sabe derramar um cálice dessa cólera que atormenta o meu ser. Não há tempo para pensar, nem mesmo salvação. Qu...
  • Queridos leitores gostaria de fechar o ano com esta foto de um *Tori, *encontrei uma definição bem detalhada no site Aido Bonsai. Reparem atentamente na ...
  • Dia dos pais! Dia do melhor pai do mundo! Dia do meu marido!!! Meu amor, vi uma definição de pai que se encaixa perfeitamente para você. Veja só: *Pai é a...
  • * FELIZ DIA DA MÃES!!!* *Este ano vou fazer algo diferente. Não vou postar poesias e nem dizer coisas bonitas. Não vou colocar imagens de mães gra...
  • Quando ainda menina, Jurei mudar e fazer da minha vida Uma estrada longa e de muitas flores, Mas não sei por que não mudei, Ainda ando por caminhos estr...
  • Vamos aprender um pouco sobre esta máquina fantástica que é o nosso cérebro, com uma viagem? Acesse o site da *Alzheimer's Association *e veja como esta *...
  • É com grande pesar que anuncio o fim deste blog. Não, ele não será excluído, pois mesmo sem minhas atualizações o blog continua recebendo milhares de vis...
  • cash loans quick cash for title loans fast cash loans with bad credit
  • Para fazer vidro de pimenta, é preciso selecionar as mais maduras e, sem os talos, coloca-las em vidros limpos, imersos numa boa aguardente. Se quiser ...
  • Play Full The Wannabe in Top Video FormatNow you can see The Wannabe in top quality with duration 90 Min and has been launched in 2015-12-04 and MPAA rati...
  • Sempre tive curiosidade de ler algum livro de Agatha Christie, a famosa escritora mundialmente conhecida pelos seus romances policiais. A primeira vez que ...
  • [image: feijão] O feijão é um alimento extremamente popular na culinária brasileira e eu separei as melhores receitas com feijão para vocês, já que o amo...
  • *Em Torno do Futuro* Não precisas procurar adivinhos para saber o que te espera, nem necessitas daqueles outros que te descubram o passado que ...
  • Áudio: Inglês Legenda: Português (Embutida) Formato do Vídeo: RMVB Qualidade: HDTV Tamanho do Arquivo: 70Mb Servidor: File Velocity Download Aqui
  • Uma das maiores polêmicas (ou fofocas) sobre o astro do sertanejo universitário *Luan Santana* é de que ele seria Gay, devido a seu jeito, aparência e o qu...
  • *Caminhando pelas ruas do bairro me deparei com um pé de amora, uma amoreira. Nossa! Quanto tempo faz que eu não sinto o sabor de uma amora! Peguei uma, ...
  • Não se trata de uma ode à privação e aos tempos difíceis, mas é fato que tempos difíceis forjam homens mais fortes e resilientes. As gerações que viveram...
  • Dois Livros e Um Amor. Autor: ALEX AZEVEDO DIAS. Dois livros abertos, jogados na cama bagunçada. O de capa dura era de cor azul, e o outro, laranja. O pr...
  • vou te contar um segredo ... A menina que amarra as palavras, perto de você,nunca sabe o que dizer. Fica feliz só em te ver. Você deixa destraida a menina qu...
  • BEHAVIORISMO, GESTALT E PSICANÁLISE [image: envia links]
  • * Continuação da postagem anterior...* * Para fundamentar o que foi dito na postagem anterior e considerando o processo de transformação do latim em ...
  • Seriado antigo que tinha Bruce Lee como um dos protagonistas. Completo e dublado
  • Olá meus amigos, colegas e pessoas que por aqui aparecem. Blogueiros ou não. Estamos em 2014. Meu primeiro post do ano. Assuntos? Muitos apareceram neste...
  • O Facebook apagou uma postagem no qual o presidente dos Estados Unidos afirmava que a Covid-19 não era tão letal quanto a gripe. Donald Trump está de qu...
  • https://www.youtube.com/watch?v=ysJUe33Ohes
  • *"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínim...
  • Meu blog segue meu estilo: compartilho só quando acho que realmente vale a pena, haha. Por isso não teve nada no semestre passado. Segundo semestre na Alem...