Minha vida parte 2- Ano Novo






Scraps Animados


Hoje está começando um novo ano. 1964 ficou pra trás e, tomara queira Deus, 1965 seja melhor. Já faz mais de seis anos que o meu pai morreu e minha mãe não esquece. A gente percebe uma tristeza no seu semblante. A semana passada meu tio Jaime e o tio Dito estiveram aqui e ouvi a conversa deles. Parece que meu pai chegou a ter uma plantação de laranjas só para exportação. Não sei o que é isso, mas pelo jeito que falavam era muito importante. Minha mãe disse que a doença do meu pai consumiu todos os nossos bens. Deixa pra lá isso. Quero mesmo é saber do almoço que minha mãe vai fazer hoje. Vamos comer uma macarronada e frango assado recheado com farofa. Hum! Dá água na boca só de pensar.  Meus irmãos ainda estão dormindo. È que ontem ficamos acordados até mais de meia noite esperando a passagem de ano só para ouvirmos os apitos das fábricas que são acionados exatamente à meia noite em homenagem ao novo ano que se inicia. O apito que mais emociona é o da fábrica de louças, onde a minha mãe e minha irmã trabalham. A GM e a Rhodosá também apitam e o som é mais alto que a da fábrica de louças.
Entrada da antiga Fábrica de Louças Santo Eugênio Bonádio
A mãe acordou e já foi para o fogão. Ela adora um café bem quente, queimando a língua. Em casa todos nós acostumamos a tomar o café quente que ela faz. Acho que vou à casa do meu primo ver se ela quer brincar. Eu gosto de brincar com ele se bem que, temos brigado mais que brincado. No mês passado ele jogou um rolimã na minha cabeça que fez um corte enorme, mas já descontei. Meti uma lata de lança perfume na cabeça dele que fez um rasgão. Mas eu gosto dele e vou lá brincar. Alem do mais, minhas primas brincam juntas com a gente. Por falar em primas, estou triste porque elas vão morar em Mogi das Cruzes, na casa do meu tio Zé. É que a minha tia Andaliria desapareceu. Ninguém sabe dela. Minha mãe e meus tios procuram por toda parte e nada. Estão achando que ela foi para São Paulo. Eu acho que ela morreu de tanto beber.  Poxa, tomara que não, ela é tão legal. Lembro o dia que fomos buscar água na torneira e ela arrumou uma confusão danada. Uma mulher na fila começou a reclamar que ela estava demorando em encher as latas e então ela disse. –Ah é? Você não viu nada. Virou as latas cheias de água no chão e começou a enchê-las de novo. Quase saíram no tapa! A sorte é que as outras mulheres separaram.
Fico triste por elas, mas feliz porque pelo menos assim o meu tio para de encher o saco da minha mãe com essa conversa de me levar para viver com eles. -É que, ele diz, lá ela vai estudar, blá blá blá. Conversa mole! Eu estou estudando. Tá certo que eu repeti o segundo ano e até levei uns tabefes da professora Dinorá, ela me bateu com a régua. Mas esse ano eu passei e agora vou fazer o terceiro ano. Minha mãe não cansa de dizer que vou ter que terminar o primário nem que seja na marra. É vai ser na marra mesmo porque não gosto nem um pouco da escola. Ainda mais que tão falando que os militares é que vão tomar conta da escola. É essa conversa de revolução que não sei direito o quê é, mas parece não ser coisa boa, pois as pessoas não gostam de falar muito disso. Tão dizendo que todos terão que dar seus objetos de ouro para o governo. Não sei se é verdade. Minha irmã apareceu com um anel aqui em casa e tá escrito alguma coisa nele, parece que é: “Dei ouro para o bem do Brasil”1. Não sei onde ela arrumou esse anel porque ouro ela não tem! 
Melhor eu ir brincar. Vou jogar um pouco de bola, rodar pião. Vou aproveitar que o Dito está dormindo e emprestar umas bolinhas de gude dele para poder disputar uma partida de triângulo com molecada. Meu irmão é bom pra caramba nesse jogo! Ele tem mais de 200 bolinhas sem ter comprado nenhuma! Ele nem vai notar.
Vou prá rua, afinal hoje é feriado e minha mãe não vai trabalhar e então não vou precisar lavar louça ou ficar tomando conta do Toninho nem limpar a casa. Hoje vou brincar o dia inteiro! Jogar bola, correr, rodar pião.
Viva o ano novo!




1. Minha irmã realmente não tinha ouro algum e o anel ela ganhou “doando” um dia de trabalho para o governo.

Mais fotos da fábrica onde minha irmã e mãe trabalharam. Todas as fotos  da fábrica foram gentilmente cedidas pela proprietária (Agatha) do site:http://www.angelfire.com/ab8/santoeugenio/index_pri_1.html/) a quem agradeço.





Secção de pintura onde minha irmã trabalhou por 9 anos

Vista da entrada da Fábrica de Louças Santo Eugênio Bonádio
Secção de encaixotamento onde minha mãe trabalhou por 13 anos


Link para a parte 1:lhttp://rabiscosdomane.blogspot.com/2010/11/minha-hstoria-parte-1-noite-de-natal.html

13 comentários:

  1. Essa é sua história, tá muito legal parece um livro que dá vontade de ler mais. parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Manoel,
    Fiquei tão emocionada com sua história,tão linda,tão cheia de lembranças.
    E a macarronada e o frango,acho que isso é mania de nossas mães,porque a minha também faz toda vez que vou na casa dela,tão bom.
    A fase que passamos com nossos Pais é tão infinita para nossos corações.
    Sua tia lembra minha irmã,ela bebe muito também,e é muito brigona,mas boa de coração.
    Sua professora danada hein,mas minha mãe diz que ela apanhou com régua também.
    Ah! Amei as bolinhas de gude,quando era criança não tinha brinquedos,então brincava de gude com a criançada.
    Só posso te dizer Parabéns por tão ternas e eternas lembranças e adorei as fotos mexeu muito com meu coração1(eu chorei quando vi).
    Bjos querido amigo!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, concordo com o carinha ai de cima, porque você não escreve um livro?

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante,esta história nos faz viajar no tempo e até fazer comparações, pois muitos fatos são parecido com o que ja aconteceu também em minha vida,parabéns pelo modo em que escreveu,abraçosss...

    ResponderExcluir
  5. Gostei da postagem ,meu amigo me fez voltar no tempo ...Nostalgia ...Relembrar ,também é viver... um grande abraço ,Alex .

    ResponderExcluir
  6. Chega a ser bonita a inocência da criança que não tem noção do tamanho dos problemas e só está preocupado com o macarrão com frango recheado. É a parte mais gostosa da vida.

    ResponderExcluir
  7. Olá querido amigo !!!

    Muito lindo e emocionante o texto !!
    Nos envolve de tal maneira que conseguimos olhar o mundo através desta visão inocente de uma criança, onde o importante são as delícias como um almoço em família e um dia livre para brincar e onde os problemas são vistos de longe, sem muita profundidade. Adorei !!

    Um enorme abraço e um fim de semana cheio de luz pra você !!

    ResponderExcluir
  8. Embora, querido Manoel, 1965 me traga lembranças dolorosas (o pai foi anistiado político e esteve preso por duas semanas), fez-me um bem danado ler com teus olhos de criança etapas que ficam para sempre em nossa memória.

    Manoel: mãe, tarefas de casa, a gostosa convivência com os primos, a visão sem responsabilidade alguma do que se passava com nossos pais... é tudo tão bom relembrar e, mais, pôr no papel, exatamente como fizestes.

    Nessas horas eu amo ter um Blog! Também gosto de falar de mim nele... dá a impressão que quando tivermos cabelos bem branquinhos iremos percorrer com lágrimas uma etapa de "gente grande" que vivemos.

    Com carinho, te digo: gostei demais.

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  9. nossa adorei! vai ter continuação? foi uma leitura super agradavel!

    ResponderExcluir
  10. Quando será o próximo capítulo????????? hehehe
    É muito legal ler o que vc escreve.... amo muito tudo isso!!!!
    Queria saber escrever tbm.

    ResponderExcluir
  11. Amigo vc conseguiu me transportar exatamente para todos os detalhes desta linda história!!!

    Olha fiquei extasiada diante de tamanha façanha conseguida por você ... eu geralmente não consigo fazer grandes leituras sem perder a concentração por mais de 4 minutos, mas esse seu texto ... PERFEITO!!!

    Quero a continuação ... e depois de jogar bola que mais você fez?????

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Tio Manoel!!!
    Parabéns, pelo blog e pelas suas estorias; gosto muito de saber sobre a vida(infância) de meus tios , pais e avós. Uma vida com dificuldade porém felizes. Muito bom, estarei sempre por aqui.

    Bjuss fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  13. Oi mané lembra de mim? A Nani....Li suas histórias, são muito boas !!! Esta não dá vontade de parar, vc deveria escrever um livro intitulado " Memórias", eu compraria e ficaria na fila para pegar uma dedicatória e claro..o autógrafo !!!!
    Saudades, quero muito bem você e a Sidélia também.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita! Complemente o artigo com seu comentário. Volte sempre!

SEGUIDORES

Translate

Google+ Badge

Minha lista de blogs

  • -------------------------------------------------------------- *Belas, gostosas e...* *DOTADAS!* *Clique aqui!*------------------------------------------...
  • A sua rede social já te explicou do que trata a paralisação do dia 28? Por tudo que já li ela não passa de uma forma de um bando de gente querendo ficar s...
  • Quase não tenho vindo ao blog. Entro no Facebook por instantes. Vejo que além do tempo, a política não tem me motivado a escrever por aqui e nem em lugar n...
  • Ceramah Terbaru Lucu KH Anwar Zahid di Taiwan Februari 2014. aa gym aa gym ceramah anwar zahid arifin ilham arifin ilham ceramah cepot ceramah cerama c...
  • * Muitas pessoas independentemente de sexo, religião, status e cor sofrem por serem dependentes de outras emocionalmente e muitas ainda tem o acréscimo de...
  • *Apresentação gratuita ocorre a partir das 20h30 na Praça São Benedito. * *Repertório traz canções como valsinhas, boleros, choros, sambas e forrós.* *Minas...
  • High fashion Insomnia house of creativity Mushroom pharmacy night shift Upcoming dream Nude
  • "NA INGLATERRA, WILLIAN SHAKESPEARE ( 1564 - 1616 ), DRAMATURGO E POETA, FOI UM DOS PRINCIPAIS NOME NO TEATRO. NAS 38 PEÇAS ATRIBUÍDAS A SHAKESPEARE ENCONT...
  • Agora a casa está vazia, Há muito tempo está. Exceto as folhas das plantas que tremem ao vento. Decorre a vida neste outono e o pensamento é um esboço de ...
  • Encontre nos no Facebook: Veloso Página Oficial da: Lady Garça
  • Faixas: 01. João Dias - Despertar da Montanha 02. Léo Romano - Mar Negro (1960) 03....
  • There are various house exterior design and style that will ranges on the asian fashion Rentals For Wedding Receptions on the more modern and also classy t...
  • Hoje Dia Mundial do Trabalhador - 01 de Maio O trabalho enobrece o homem! - É a mola propulsora que impulsiona a evolução, atrelado a ecomimia e ao cresc...
  • A mãe do auxiliar de laboratório Roberto Vieira de Castro, 21, que está internado em Presidente Prudente em estado grave após levar um tiro, disse que esta...
  • * Este artigo pertence a Denielly Nascimento *Rabisconline.
  • Nascido em 6 de dezembro de 1956 em Santa Mônica, no estado americano da Califórnia, Randall William Rhoads começou a tocar guitarra cedo, aos 7 anos, na...
  • There was a day God sketched me made curves He shook the brush It filled me with light The filling That is Inside Filled in with love To love me Our simila...
  • Dia dos Pais. Já faz muitos anos que Deus chamou o meu (e por causa disso tive uma briga terrível com Ele), e até hoje neste dia fico um pouco sem rumo. N...
  • Sabemos todos que o pensamento é onda de vida criadora, emitindo forças e atraindo-as, segundo a natureza que lhe é própria. Fácil entender, à vista disso,...
  • Apreciado/as todo/as se agradece firma y difusión, No importa de dónde seas, tu firma vale; la Tierra es redonda, todo nos afecta a todos. Gracias! *https...
  • Este é uma postagem de teste
  • Na poluição visual das grandes cidades, Fra Biancoshock criou sua "intervenção urbana", criando lindas imagens, ou ainda, o plástico bolha... amei! ...
  • Fisioterapia em Cães e reabilitação com exercícios Vamos contar um pouco do uso de escadas e rampas, sua aplicação com guard rails e como proteger seu cão ...
  • Tipo assim... Graças à reflexão e perfeita abordagem a respeito da perfeição, feita por nossa querida amiga Samanta Modesto em "Não sou Perfeita”. Você é?...
  • Há alguns meses, a convite de uma amiga caríssima, Kátia, fui a "Exposição Grandes Mestres"- no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo. Lá pude admira...
  • Está em andamento o projeto "Educador em ação" da TV Diário em parceria com a Prefeitura de Suzano. O projeto visa valorizar o educador, que tem como pape...
  • Quando sua ausência Torna-se presença Em cada passo Em cada olhar Sinto-me naufrago Mergulhado em sentimentos Hoje apenas meus Mas que um dia foram nossos ...
  • Agen Bola Terpercaya  telah melayani permainan uang riil dan taruhan bola online dari olahraga sepak bola sampai dengan pacuab kuda. Bonus tanpa deposit...
  • CREMERS - Conselho Regional de Medicina - RS Inocenta em Sindicância Médicos que fizeram tudo de errado com meu Pai, tendo tudo gravado, Médico assumindo...
  • our essay writing team will work on it relent lessly to ensure that its quality
  • Gosto muito dessa música!! TOCANDO EM FRENTE Ando devagar Porque já tive pressa E levo esse sorriso Porque já chorei demais Hoje me sinto mais forte Mais f...
  • - Sponsored: 64% off Code Black Drone with HD Camera Our #1 Best-Selling Drone--Meet the Dark Night of the Sky!
  • Queria ter a coragem de esbravejar, e quem sabe derramar um cálice dessa cólera que atormenta o meu ser. Não há tempo para pensar, nem mesmo salvação. Qu...
  • Queridos leitores gostaria de fechar o ano com esta foto de um *Tori, *encontrei uma definição bem detalhada no site Aido Bonsai. Reparem atentamente na ...
  • Dia dos pais! Dia do melhor pai do mundo! Dia do meu marido!!! Meu amor, vi uma definição de pai que se encaixa perfeitamente para você. Veja só: *Pai é a...
  • Quero agradecer, a todos que carinhosamente gastaram um tempinho do seu dia pra me desejar feliz aniversario aqui, deu certo, pois foi um dia muito feliz m...
  • *RESUMO DO LIVRO* Brasiliana A menina em Riace Ao terminar de ler eu conclui que a culpa foi das circunstâncias da vida de Gabriely, uma garota inocente qu...
  • Em *Marechal Thaumaturgo*, estado do *Acre*, seu *lixo reciclável *se transforma em *alimento*!!! Parece pegadinha, mas não é!!! Uma *grande ideia e um ba...
  • É com grande pesar que anuncio o fim deste blog. Não, ele não será excluído, pois mesmo sem minhas atualizações o blog continua recebendo milhares de vis...
  • cash loans quick cash for title loans fast cash loans with bad credit
  • Para fazer vidro de pimenta, é preciso selecionar as mais maduras e, sem os talos, coloca-las em vidros limpos, imersos numa boa aguardente. Se quiser ...
  • Play Full The Wannabe in Top Video FormatNow you can see The Wannabe in top quality with duration 90 Min and has been launched in 2015-12-04 and MPAA rati...
  • Sempre tive curiosidade de ler algum livro de Agatha Christie, a famosa escritora mundialmente conhecida pelos seus romances policiais. A primeira vez que ...
  • A festinha de 1 ano da Lis ocorreu quando ela estava com 11 meses, porque eu queria muito fazer no Buffet Refazenda e não tinha data disponível, então f...
  • *Em Torno do Futuro* Não precisas procurar adivinhos para saber o que te espera, nem necessitas daqueles outros que te descubram o passado que j...
  • Áudio: Inglês Legenda: Português (Embutida) Formato do Vídeo: RMVB Qualidade: HDTV Tamanho do Arquivo: 70Mb Servidor: File Velocity Download Aqui
  • Uma das maiores polêmicas (ou fofocas) sobre o astro do sertanejo universitário *Luan Santana* é de que ele seria Gay, devido a seu jeito, aparência e o qu...
  • *A noite ainda permanecia, se bem que as últimas estrelas se recolhiam aos seus ninhos. Eu estava ali, admirando a escuridão, esperando o dia amanhecer e ...
  • Instante Valença, 05 de dezembro de 2016 Eu quero o agora. Não quero amanhã, mais tarde... Não sou dono instante. O tempo que me pertence é agora... ins...
  • Dois Livros e Um Amor. Autor: ALEX AZEVEDO DIAS. Dois livros abertos, jogados na cama bagunçada. O de capa dura era de cor azul, e o outro, laranja. O pr...
  • vou te contar um segredo ... A menina que amarra as palavras, perto de você,nunca sabe o que dizer. Fica feliz só em te ver. Você deixa destraida a menina qu...
  • BEHAVIORISMO, GESTALT E PSICANÁLISE [image: envia links]
  • *Baobá!* *Uma série de árvores exóticas e centenárias, além de maravilhosas, existentes no mundo!* *Árvores Maravilhosas!* View more presentations or Upl...
  • Seriado antigo que tinha Bruce Lee como um dos protagonistas. Completo e dublado
  • Olá meus amigos, colegas e pessoas que por aqui aparecem. Blogueiros ou não. Estamos em 2014. Meu primeiro post do ano. Assuntos? Muitos apareceram neste ...
  • As atualizações do Windows 10 ainda não resolveram alguns bugs no novo SO da Microsoft, um deles é um erro inesperado do Windows Update, o código do erro é...
  • O plano é o seguinte: "Tirar Temer agora, convoca-se eleições diretas para que o Lula saia candidato antes de ser condenado. A JPS é do Lula ,esses dois ir...
  • *"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínim...
  • Meu blog segue meu estilo: compartilho só quando acho que realmente vale a pena, haha. Por isso não teve nada no semestre passado. Segundo semestre na Alem...